Os interessados em dar entrada na aposentadoria precisam estar atentos aos critérios estipulados pela Previdência Nacional. Pode-se fazer a solicitação com até 6 meses de antecedência referente a data em que o solicitante completará a idade mínima. Os requisitos para a solicitação são: idade mínima de 65 anos para homens e 62 para mulheres, além de tempo de contribuição mínimo de 15 anos.
Para facilitar a vida do contribuinte, ele pode acessar o site Meu INSS e utilizar uma calculadora para simular seu tempo de contribuição. Além disso, pode ainda fazer a comparação para ver se é possível efetuar o pedido tendo como base a idade ou o tempo de contribuição.
Siga no nosso artigo de hoje para entender mais sobre esse processo.
Dar entrada na aposentadoria: veja quais os documentos necessários
Após acessar o site da previdência e verificar se é viável dar entrada na aposentadoria, o contribuinte deverá separar todos os documentos necessários. Veja a seguir quais são eles:
- Cadastro Nacional Pessoa Física-CPF
- Certidões de nascimento e casamento
- Documento de identidade-RG ou outro documento com foto
- Carteiras de trabalho com registros de empregos, deve-se levar todas, mesmo que em alguma tenha apenas um registro
- Todos os carnês de contribuição
- CTC-Certidão de Tempo de Contribuição
A cópia de todos esses documentos deve ser anexada ao pedido. Algumas pessoas optam pela assessoria jurídica para acompanhar todo o processo. No entanto, é preciso arcar com os custos desse serviço. O valor gira em torno de 20% do valor a receber, incluindo atrasados e salários do próprio benefício.
A complexidade da solicitação varia de um contribuinte para outro, mas o custo varia de acordo com o tipo de prestação de serviço que será prestado. Por isso, é importante conversar para saber quanto será a causa de forma individual.
Porém, é importante ressaltar que todas as pessoas que contribuem com o INSS podem requerer a aposentadoria ou benefício sem o auxílio de um advogado e o acompanhamento do profissional é necessário apenas em casos específicos.
Aposentadoria por tempo de contribuição ou por idade? Qual é melhor?
Num geral, optar pela aposentadoria por idade é mais vantajoso, pois nela não se aplica o fator previdenciário. Além disso, devido ao aumento da expectativa de vida no Brasil, quem aposenta pelo tempo de contribuição, fica em desvantagem.
Conte com a Thomaz Holitz
Embora uma pessoa possa fazer a solicitação de aposentadoria ou algum benefício junto ao INSS sem auxílio de profissionais, contar com isso pode trazer mais tranquilidade ao processo.
No escritório de contabilidade Thomaz Holitz você encontra o suporte profissional para tirar as dúvidas, sejam elas sobre aposentadoria ou outros assuntos contábeis. Assim, cuidamos de toda a parte burocrática, seguindo os parâmetros legais para garantir que seus direitos serão preservados.
Acesse nosso site ainda hoje para conhecer nossas soluções contábeis, tributárias, jurídicas, BPO, terceirização financeira, entre outros. Nossa equipe de profissionais está preparada para atender você. Faça contato ainda hoje!