Embora não seja esperada, a crise financeira é uma situação que pode acontecer com qualquer empresa. Sua principal característica é a dificuldade em pagar as principais despesas e, consequentemente, manter o funcionamento do negócio.
Sendo assim, os gestores precisam estar atentos ao controle de caixa para que não faltem recursos para a manutenção do negócio. Além disso, é preciso pensar em ações estratégicas para construir uma reserva de emergência e obter recursos para expandir a empresa.
Por isso, com o objetivo de auxiliar empresários a enfrentar os momentos difíceis, separamos algumas dicas úteis para promover uma gestão financeira eficaz e assim superar a crise financeira. Confira abaixo.
4 dicas para enfrentar uma crise financeira empresarial
1. Faça um diagnóstico financeiro
A melhor maneira de enfrentar uma crise é diagnosticando a real situação da empresa. Por isso, liste todas as despesas e também as dívidas atrasadas. No que diz respeito aos débitos atrasados, liste os de maior valor e com maior tempo de vencimento.
2. Defina as prioridades
O pagamento das despesas é fundamental para a empresa manter o funcionamento. Sendo assim, entram como prioridade na lista de pagamentos. No entanto, é preciso negociar os débitos e assim garantir maior tranquilidade.
Uma boa conversa com os credores pode ajudar a reduzir as taxas de juros e, ao mesmo tempo, conseguir um prazo maior para a efetivação dos pagamentos. Assim, evite contrair novas dívidas, como empréstimos, para pagar débitos. O ideal é reavaliar o estoque para verificar o que pode ser vendido por um preço mais atrativo e assim levantar um valor maior para investir na saúde financeira do negócio.
3. Crie estratégias para aumentar os rendimentos da empresa
Cortar os gastos é uma ação indispensável para o gestor que deseja tirar sua empresa da crise financeira. Portanto, avalie quais despesas podem ser cortadas e possíveis gastos que estão contribuindo para o desperdício de dinheiro.
Antecipar recebíveis é uma ação que contribui para aumentar o fluxo de caixa. O ideal é oferecer oportunidades flexíveis e com menor taxa de juros para os clientes pagarem antecipadamente.
Uma dica é: invista em cobranças de débitos, pois elas são essenciais para auxiliar no levantamento de recursos financeiros. Além disso, ajudam a recuperar o crédito do cliente. Junto a isso, se possível, ofereça condições facilitadas para que seu cliente acerte as pendências.
4. Faça o controle rigoroso do caixa da empresa
Controlar o caixa é uma ação indispensável para sair da crise financeira e promover uma gestão eficiente. Por isso, mantenha o controle sobre todas as entradas e saídas do caixa.
Como fazer isso? Primeiro, liste todas as despesas com as datas de pagamentos para que nenhuma delas seja paga com atraso. Na sequência, mantenha esse acompanhamento sempre atualizado. Lembre-se que não importa o tamanho do seu negócio ou o fluxo de dinheiro que ele tem: o valor total das entradas não pode ser gasto.
É importante que, após pagar todas as despesas, incluindo o pró-labore do gestor, uma parte do dinheiro seja destinada para construir uma reserva de emergência e outra parte para investir na expansão da empresa.
Conte com a Thomas Holitz para entender a crise financeira
Além de cuidar das finanças da empresa, é importante estar atento aos cuidados com a parte contábil do negócio. Escolher o regime tributário adequado contribui para reduzir despesas e melhorar o fluxo de caixa.
Com a Thomas Holitz sua empresa encontra todo o suporte que precisa para promover uma gestão eficiente e promissora. Faça contato hoje mesmo para conhecer as soluções.