A inscrição municipal em SP é uma importante etapa no processo de legalização da empresa na cidade, garantindo sua liberdade de funcionamento.
Além disso, o documento comprobatório é solicitado em diversas transações, bem como em ações de fiscalização dos órgãos reguladores.
A inscrição municipal é uma espécie de autorização da prefeitura local para o estabelecimento funcionar conforme a legislação vigente. No entanto, solicitar este documento demanda tempo, o que pode trazer algumas complicações para os gestores, inclusive demora na liberação.
Sendo assim, contar com o auxílio de um profissional contábil é essencial para garantir maior agilidade e eficiência.
Prossiga com a leitura desse artigo para saber mais sobre esse assunto e como ela pode contribuir para o bom andamento dos negócios.
Inscrição municipal em SP: conheça 3 benefícios deste documento
1. Legalidade e segurança
Além de atender as questões legais, ao solicitar a inscrição municipal em SP, seu negócio funcionará com muito mais segurança jurídica. Ou seja, não há riscos de pagamento de multas ou interdição das atividades da empresa, devido à deficiência na documentação.
Ademais, ao solicitar a inscrição municipal, sua marca estará protegida, evitando assim que outro estabelecimento comercial utilize o mesmo nome.
2. Acesso a serviços públicos
Todas as empresas devem fazer a inscrição municipal para ter acesso a serviços específicos, tais como notas fiscais, participação em licitações, entre outros. Esta condição é válida para quem possui negócios físicos ou digitais, com apuração ou não de impostos.
Essas questões são muito importantes e contribuem para o aumento das possibilidades de negócios, inclusive diretamente com empresas privadas ou públicas.
3. Facilidade para obter crédito
Empresas com documentação incompleta enfrentam dificuldades para solicitar crédito, uma vez que a apresentação deste documento é um pré-requisito exigido por instituições bancárias e financeiras.
Sendo assim, é importante manter as contribuições de sua empresa em dia, para construir um bom histórico, facilitando assim, a obtenção de crédito.
Como solicitar a inscrição municipal em SP?
Para solicitar a inscrição municipal em SP é preciso acessar o site oficial da prefeitura e clicar na opção “Emissão da Ficha de Dados Cadastrais”. Informe o CNPJ da empresa para dar continuidade ao processo.
Além disso, forneça as informações necessárias e aguarde os trâmites legais para a conclusão do processo e a liberação do documento.
Conte com a Thomaz Holitz para auxiliar na legalização da sua empresa
A inscrição municipal é parte importante do processo de legalização de uma empresa, portanto, não pode ser negligenciado.
Contar com o auxílio de um contador garantirá maior agilidade e eficiência na regularização da empresa, garantindo maior tranquilidade para os gestores.
Ademais, é importante ressaltar que este documento é uma espécie de autorização de funcionamento. Ou seja, a empresa que não o possui estará sujeita às ações da fiscalização.
Elas incluem a interdição do estabelecimento ou a proibição de funcionamento, mesmo que seja de empresas online.
Além disso, a aplicação de multas é bastante recorrente nestes casos, implicando assim em movimentações financeiras desfavoráveis para o seu negócio. Entre em contato ainda hoje com a Thomaz Holitz e tenha acesso a uma assessoria contábil completa para a sua empresa.